Cansei de me lamentar...

... e percebi que posso chorar até não aguentar mais, e desejar fortemente que as coisas sejam diferentes; mas nada muda a realidade.

Me acompanha?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O que é PERDOAR?


Você sabe o que é PERDOAR, de fato?

Perdoar é entender! Entender o quê? A natureza humana daquele que nos ofendeu e prejudicou. Tem muito a ver com mágoa. Você sabe o que é mágoa? É aquilo que sentimos quando alguém não correspondeu ao que esperávamos dela. Ou mais resumidamente, mágoa é quando os outros não são como queremos. Por mais que alguém tenha assumido algum compromisso com você, ela é humano, corruptível e passível de erros. Todos podem falhar, mesmo que não devessem.

Isso os isenta da responsabilidade? Não! Mas dá pra voltar atrás e mudar as coisas? Também não! Então penso ser melhor pensar preventivamente e entender o modo como os outros funcionam, do que viver esperando que mudem ou que ajam sempre de acordo com o que pensamos ser o comportamento ideal.

(Então da próxima vez que alguém te magoar, pare e pense: Ela foi apenas ele mesmo, e o que pôde ser de melhor naquela circunstância.) Ele não é perfeito e jamais será. Dessa forma você nem precisará “perdoar”, porque ao entender, já não se ofende, e porque entendeu o que se passou no nível mais básico e ao mesmo tempo profundo de entendimento. As pessoas são o que são, nem mais, nem menos.

Errados somos nós que esperamos demais, de nós, da vida, das pessoas, porque um dia nos ensinaram que as coisas deveriam ser de um determinado jeito. Mostraram-nos uma ilusão (ou várias), gostamos dela, e agora ficamos bravos e depressivos quando vemos que são apenas ilusões.

Ou resumindo, assim como você deve manter seu corpo limpo e bem arrumado, igualmente você deve fazer com sua mente e coração. Mantê-los limpos e iluminados, deixando ir quem deve ir, deixando pra trás o que não condiz mais com seu presente, e abrindo-se para novas oportunidades, confiante que elas realmente virão.

5 comentários:

  1. oii. gostei do texto, é bem verdadeiro. fala mesmo do que devemos fazer p/ viver-mos em harmonia. sempre compreender o proximo

    bjus

    bom fim de semana

    mel-ailove-u.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu adorei, gostei muito
    achei intereçante...
    assim as pessoas aprendem a perdoar..

    nao esquecer o que aconteceu mais fingir que nunca aconteceu...

    assim vc pode ensinar a quem te maguou, que o perdão sempre e bom...

    ResponderExcluir
  3. Se vivermos em sociedade, e por isso com regras de bom e mau comportamento, é evidente que esperemos do outro um tratamento pelo menos igual ao que dispensamos pra ele, por isso é normal sim nos magoarmos quando não somos tratados da maneira que esperamos ser. O perdão é muito importante é até uma demonstração de superioridade em relação a quem praticou a ação que nos prejudicou etc. Acho também que na medida em que acreditamos em ações certas e erradas, assim também podemos definir se devemos ou não perdoar quem fez o errado, se esse erro nos prejudicou de alguma forma, ou de simplesmente ignorar o erro do outro e ao mesmo tempo ignorar o outro como diz o autor do texto, acho que a decisão para o perdão não deve ser só nossa e sim do outro também, pode ser até que seja da natureza do outro errar, prejudicar, como fala o autor do texto, mais isso não quer dizer que ele não possa se modificar.

    ResponderExcluir
  4. Nas emoções das pessoas o ato mais difícil de perdoar é a pratica do auto perdão, para que eu me perdoe preciso aceitar que eu errei. E perceber que isso me faz humana.
    Se ferir, consciente ou não, peço perdão, reconheço meus limites e espero para a pessol que magoei se sinta bem pra me perdoar.
    Obrigada pelos comentários!!
    Continua visitando

    ResponderExcluir
  5. Gosto dos seus textos, mas esse pra mim é o melhor!!

    Bjs.

    ResponderExcluir

Aceito todos os comentários, desde que de pra se notar que a postagem foi lida ta?
Não aceito comentários tipo to seguindo me segue de volta!
Eu tento o máximo escrever pra vocês, por favor leia!
Obrigada!
Ah! Quase ia esquecendo você tem todo direito de não se identificar sendo que só sera publicado de acordo com o meu ver!